terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ASMA E O EXERCÍCIO

Asma é uma doença inflamatória crônica que acomete os brônquios. Duas em cada dez pessoas no mundo são portadoras de asma, portanto é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo.
O mecanismo da asma é caracterizado por uma hiper-responsividade das vias aéreas inferiores, que acarreta uma limitação variável ao fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância (chiado no peito), dispnéia (falta de ar), sensação de aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar.
Podemos considerar alguns fatores desencadeantes neste processo inflamatório, como: fumo (cigarro, cachimbo, charuto), fumaça, poluição, perfumes, pêlos de animais domésticos (gato, cachorro), poeira, pólen, mudancas bruscas de temperatura, infecções de origem viral do trato respiratório (gripes, refriados) e até situações emocionais, como a ansiedade. A asma deve ser sempre tratada depois de diagnosticada, pois pode limitar a qualidade de vida e comprometer a vida esportiva. Durante os dias mais frios, o indivíduo portador de asma fica mais vulnerável ao aparecimento das crises, principalmente nos choques de temperatura, como ao sair de ambientes aquecidos e entrar em ambientes frios. Um exemplo disto é iniciar a corrida ao ar livre em ambientes frios depois de sair de um lugar com temperatura mais elevada.
Durante dias quentes, o uso de ar-condicionado faz secar o ar, o que também pode desencadear as crises.Consulte um médico se você apresentar os seguintes sintomas: chiado no peito, sensação de falta de ar durante o dia, cansaço intenso ao correr e com dificuldades para respirar, tosse, expectoração (catarro) ou acordar subitamente com falta de ar.
A asma deve ser tratada rapidamente para prevenir crises e melhorar a qualidade de vida do paciente. O paciente asmático não deve se tratar somente nos momentos de crise, mas sim ser informado e se conscientizar da necessidade de tratamento constante, para poder desfrutar de uma vida social e esportiva normais.
O tratamento deve abranger as crises e fase de manutenção, utilizando-se de broncodilatadores (relaxam os brônquios), antinflamatórios e corticóides sob prescrição médica.
O mito de que pacientes asmáticos não podem praticar esportes não é verdade. O correto é que pacientes asmáticos, quando adequadamente tratados, podem e devem praticar atividades aeróbicas e quaisquer outras atividades esportivas.
Fique atento aos seus sintomas e bons treinos!

Nenhum comentário: